Funções já existentes foram unificadas para facilitar atendimento online
Há novas funcionalidades no site no aplicativo do Meu INSS. Isso porque, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez uma reorganização de alguns serviços já oferecidos.
Quem precisa atualizar cadastro, que antes acessava espaços diferentes do site, agora precisa ir em “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”, independentemente de o segurado receber um benefício ou não, poi as atualizações foram unificadas. Esse é um dos exemplos de mudanças.
Segundo o instituto, funções já existentes foram redesenhadas para facilitar identificação e acesso dos usuários. Porém, a busca por serviços ainda não foi atualizada e o segurado pode encontrar falhas ao tentar acessá-la.
Serviços que foram unificados no Meu INSS
Atualizar cadastro e/ou benefício: permite atualizar dados cadastrais que faltam ou estão inconsistentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) e/ou no benefício e atualizar tipo e código de atividade realizada.
Atualizar procurador e representante legal: para incluir, excluir ou renovar procurador e representante legal (tutor, curador, administrador provisório) do benefício.
Atualizar vínculos e remunerações e código de pagamento: serve para acerto de vínculo e remuneração e para alterar código de pagamento utilizado de maneira equivocada no recolhimento das contribuições.
Atualizar dados do Imposto de Renda: permite pedir a retificação de dados ou valores do benefício no Informe de Rendimentos do INSS para declaração anual do IR (Imposto de Renda) , incluir e excluir dependentes para dedução do IR no benefício e atualizar o tipo de tributação para “exterior” em caso de saída definitiva do país.
Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial: pode ser usado para cumprir determinação judicial de exclusão ou reativação da consignação de empréstimo consignado.
Solicitar emissão de pagamento não recebido: para casos de emissão de valores não recebidos pelo beneficiário e reativação do benefício suspenso ou cessado.
Solicitar desistência, encerramento e renúncia de benefício: utilizado para desistência ou cancelamento de benefício, encerramento em caso de óbito do titular ou encerramento de pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Sistema passa por ajustes
O INSS informou que a barra de busca ainda está sendo atualizada e os segurados podem clicar em “Novo Pedido” na lista de serviços e buscar pela opção desejada.
Ao tentar acessar os serviços antigos ainda não substituídos na barra de busca, opções como “Atualização de dados cadastrais” direcionam o usuário à página inicial ou levam a tela a ficar em branco, impedindo o acesso. Em alguns casos, apareceu o aviso “Erro ao tentar se comunicar com os serviços de requerimento”.
Fonte: com informações da Folha
Deixe uma resposta